Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2019

Mexa-se, pelo seu bem-estar!

Se reparar cada vez mais o nosso dia-a-dia é mais agitado, mas na realidade cada vez nos mexermos menos, usamos o carro para ir a qualquer lado mesmo que perto, o elevador sempre até para descer, se estamos sentados pedimos ao colega para nos passar algo, em vez de nos levantarmos, se cai algo não dobramos as pernas para apanhar, enfim tudo nos é facilitado, e nós aceitamos de bom grado sem pensar nas consequências futuras disso para o nosso organismo. É que tal como uma bicicleta que pouco anda ou fica parada ao longo do tempo, esta enferruja, o nosso organismo também, assim o é, se nos mexermos pouco.

O sedentarismo ou inatividade física é considerado o quarto maior fator de risco que contribui para a mortalidade mundial (WHO, 2010). Segundo dados do Eurobarómetro  de 2017, os portugueses fazem cada vez menos exercício físico, 74% diz que raramente ou nunca pratica exercício físico e 43% atribuem-no à falta de tempo , à falta de motivação ou de interesse (33%) e à ideia que praticar exercício se torna dispendioso (13%). Os motivos que levam os portugueses a praticar exercício físico são: melhorar a sua saúde (51%), melhorar a sua aptidão física (36%), sentirem-se relaxados (38%) e para se divertirem (24%).

Ora está comprovado que a atividade física regular aumenta o bem-estar como consequência dum aumento da libertação de endorfinas para a corrente sanguínea no nosso cérebro o que nos vai estimular a parte emocional e límbico do nosso cérebro levando-nos a percecionar mais prazer e tornando-nos mais dinâmicos, energéticos  e melhorando a qualidade do sono. Também pelo facto de haver uma melhor oxigenação de todas as células, melhora o nosso sistema circulatório, cardiorrespiratório, músculo-esquelético, aumentando a nossa força muscular e a resistência, reduzindo o peso, reduzindo os valores de colesterol, de triglicerídeos, dum modo geral melhora os valores das nossas análises e se duvidar o melhor é experimentar.

Por isso deve por em prática um plano adequado a si, comece por se mexer ao longo do dia, evite o sedentarismo, faça pequenas caminhadas, arranje um cão que o leve a si a passear, mas futuramente será você a passear o seu cãozinho, tire tempo e inscreva-se numa atividade física ou mais (ginástica, piscina, caminhada, ciclismo, futebol, o que preferir), existem nas juntas de freguesia, no parque da cidade, em associações desportivas, sendo algumas gratuitas, é só uma questão de escolha e de vontade, desafie um colega ou familiar para o acompanhar. Se tem filhos e está farto de os ver em casa agarrados ao telemóvel leve-os consigo, no início vão achar uma seca, mas depois irão achar divertido, os miúdos também têm atividades desportivas, nas escolas das quais podem participar, pois é desde criança que devem começar a ter hábitos de praticar desporto e assim evitar a obesidade, a falta de ocupar o tempo com o que não devem e em cada grupo que pratiquem desporto podem socializar, algo difícil nos dias de hoje.

Agora a decisão é sua como sempre foi. Mexa-se e não enferruje!!!

Nota: Elaborado por Jesus Fernandes, Técnica de Saúde Ambiental, tendo por base dados do Eurobarómetro 2017 para a atividade física.

Sem comentários:

Enviar um comentário