Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

O stress


Segundo a infopédia - Dicionário da Porto Editora, o “Stress é um Anglicismo, cada vez mais utilizado, e que significa resposta inespecífica a uma solicitação e que, fazendo parte da rotina e preocupações da vida diária, necessita que o organismo faça um certo esforço de adaptação”.


 O stress faz parte da nossa vida e pode não ser algo de negativo em si mesmo. A ansiedade que ele provoca pode até ser um mecanismo saudável, já que nos impele a tomar decisões, a avançar e a resolver problemas. É óbvio, desde que não ultrapasse determinados limites. O problema reside aí mesmo. É que, ao contrário de muitas doenças (tensão arterial, a diabetes, e outras) não se pode medir e avaliar, por isso não temos a noção do seu grau de existência. No, entanto, sabe-se que o stress pode destruir o bem-estar, diminuir a qualidade de vida e desencadear ou agravar determinadas doenças. Por, isso, é importante saber lidar com o stress, sendo necessário usar algumas estratégias para minimiza-lo e tentar levar uma vida mais calma, dentro do possível.

Para prevenir o stress do seu dia-a-dia deve estar atento aos sinais exteriores e depois relaciona-los com os acontecimentos, para depois poder actuar. Nunca, mas nunca, vá contra a sua natureza, aprenda a dizer não. Deve libertar-se de obrigações ou de responsabilidades excessivas quando sabe, a priori, que o tempo ou as exigências são impossíveis de cumprir e que elas lhe vão causar ansiedade e stress.

Não controle as tensões e as emoções em demasia porque causam danos físicos e emocionais. Desabafe, exteriorize o que lhe vai na alma, porque faz bem à saúde. Opte por pensamentos positivos, contrariando as ideias negativas das situações, seja mais confiante e flexível e verá que vai aumentar as suas resistências orgânicas. A actividade física regular e uma dieta equilibrada fortalecerá o seu corpo das agressões externas e sentirá uma sensação de bem-estar. Outra coisa, que também é importante, é saber gerir o seu tempo. Procure conduzir o seu tempo e não o contrário. A família, o lazer e o descanso devem ser intercalados com o trabalho. Durma entre seis a oito horas por noite. Maus hábitos de sono estão associados a problemas de memória, de concentração, de hipertensão, ansiedade e stress.

“Lembre-se que minguem o respeitará se não se souber respeitar”.

Nota: Elaborado por Amâncio Ferreira, Técnico de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública Barcelos/Esposende. Fotografia da profissional da autoria de Dario Silva. Fotografia do topo da notícia obtida a partir do banco de imagens grátis MorgueFile.


Sem comentários:

Enviar um comentário