Páginas

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Saúde Ocupacional


Saúde Ocupacional (SO) é um conceito global que reúne intervenções políticas, médicas, técnicas ou outras com a finalidade de promover e proteger a saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS), define objectivos primordiais nesta área e propõe a sua implementação para a melhoria da saúde dos trabalhadores, com propostas dirigidas aos estados membros, apoiada na rede de colaboradores internacionais, e acções conjuntas com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Segundo a mesma Organização, a finalidade dos serviços de SO consiste na promoção de “condições de trabalho que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o seu bem-estar físico, mental e social e prevenindo a doença e os acidentes”.
O Programa Nacional de Saúde Ocupacional, da Direcção Geral da Saúde, propõe a organização de serviços de segurança e saúde no trabalho na administração pública, tanto a nível central, regional e local, como a nível empresarial. A estratégia nacional para a segurança e a saúde no trabalho, tornou clara a necessidade da intervenção da saúde na promoção da qualidade e das condições de trabalho.
Umbilicalmente associado à SO está o risco profissional, que consiste na possibilidade do trabalhador sofrer dano(s) pela realização do trabalho que efectua.
Todo o tipo de trabalho apresenta riscos para a saúde do trabalhador, pelo que se torna essencial a análise de todos da actividade desenvolvida, de modo que sejam adoptadas/implementadas medidas técnicas de prevenção:
  • Substituição das substâncias perigosas por outras menos perigosas, sempre que possível.
  • Arejamento dos locais de trabalho.
  • Exaustão localizada.
  • Isolamento parcial ou total de processos perigosos, sempre que possível.
  • Armazenagem e correta rotulagem de embalagens.
  • Informação e formação ao trabalhador.
  • Utilização de equipamentos de protecção colectiva (EPC) e equipamentos de protecção individual (EPI).
  • Vigilância do estado de saúde.

Nota: Elaborado por Adérito Gomes, Adérito Gomes Enfermeiro Chefe com especialidade em Saúde Comunitária da Unidade de Saúde Pública Barcelos/Esposende. Fotografia da profissional da autoria de Dario Silva. Fotografia do topo da notícia obtida a partir do banco de imagens grátis pixabay.

Sem comentários:

Enviar um comentário