Páginas

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Recomendações para uma alimentação saudável

Para que se mantenha saudável, é preciso que haja um equilíbrio entre a energia que consome e a que gasta. 

Ter hábitos saudáveis não é sinónimo de uma alimentação monótona ou restritiva, pelo contrário significa variedade. Diferentes alimentos contribuem com diferentes nutrientes que, garantem que todas as necessidades nutricionais sejam satisfeitas. 

Optar por hábitos alimentares mais saudáveis não significa deixar de comer aqueles alimentos que tanto gosta. Interessa sim que o consumo desses alimentos sejam a excepção e não a regra do seu dia-a-dia alimentar. 

A alimentação saudável é também um dos principais factores responsáveis pela prevenção do cancro. Estima-se que 30% de todos os cancros tenham como responsáveis causas ligadas à alimentação e aos estilos de vida, nomeadamente ao peso excessivo, baixo consumo de frutas e hortícolas, falta de exercício físico, tabaco e consumo excessivo de álcool.

Não é por acaso que o Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direcção Geral de Saúde, nalgumas das suas estratégias pretende: a modificação da oferta de determinados alimentos (com alto teor de açúcar, sal e gordura), controlando as suas vendas nos estabelecimentos de ensino, de saúde, locais de trabalho e em instituições de apoio social, incentivando a maior disponibilidade de outros alimentos como: água, frutos e hortícolas frescas.

Este programa pretende: aumentar em 5% o número de crianças em idade escolar que consome diariamente a quantidade recomendada de fruta e hortícolas e o pequeno-almoço adequado; aumentar em 5% o número de consumidores que utiliza a rotulagem nutricional antes de adquirir produtos alimentares, aumentar em 10% o número de autarquias que recebe regularmente informação sobre alimentação saudável; reduzir em 10% a média da quantidade de sal presente nos principais fornecedores alimentares de sal à população. 

Devemos tentar ter sempre em conta as recomendações para fazer uma alimentação saudável tais como: tomar sempre o pequeno-almoço, evitar estar mais de 3 horas e meia sem comer, diminuir o consumo de sal, evitar ingerir produtos açucarados, evitar gorduras sobreaquecidas ou óleos queimados, evitar as gorduras principalmente as saturadas (origem animal), evitar bebidas alcoólicas, aumentar o consumo de hortícolas e fruta, beber água em abundância, consumir peixe e carnes magras, privilegiar o consumo de azeite e utilizar uma confeção simples dos alimentos.

Nota: Elaborado por Luísa Dantas, Enfermeira de Saúde Comunitária da Unidade de Saúde Pública Barcelos/Esposende. Fotografia da profissional da autoria de Dario Silva. Fotografia do topo da notícia obtida a partir do banco de imagens grátis MorgueFile.

Sem comentários:

Enviar um comentário