Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Neste Natal viaje em segurança

As lesões causadas por acidentes de viação constituem um sério e negligenciado problema de saúde pública a nível mundial, que requer esforços concertados para uma prevenção eficaz e sustentável. A Organização Mundial de Saúde estima que, anualmente e em todo o mundo, cerca de 1,2 milhões de pessoas morrem e 50 milhões são feridas em consequência de acidentes de viação.

Tendo a maioria dos acidentes um grande peso do fator humano, cabe ao condutor adotar comportamentos seguros. Assim, quer viaje por lazer, pelas necessidades quotidianas ou fruto do seu trabalho, tenha em atenção os seguintes conselhos:

ü  Nunca inicie uma viagem sem ter descansado adequadamente.

ü  Antes de iniciar a viagem planeie o percurso, optando pela estrada que apresente maior segurança. Sempre que possível, opte por viajar em autoestrada.

ü  Não defina uma hora fixa de chegada ao local de destino, dado que na impossibilidade de a cumprir terá tendência para adotar condutas de risco, sobretudo no que respeita a velocidade e ultrapassagens.

ü  Certifique-se que o veículo se encontra em boas condições. Antes de iniciar a viagem verifique a pressão dos pneus, a limpeza dos faróis e dos vidros, o nível do óleo do motor, o estado de funcionamento do limpa para-brisas e o nível do limpa-vidros.

ü  Planeie as viagens de modo a evitar as horas de ponta. Os engarrafamentos originam stress nos condutores. Um dos maiores riscos dos engarrafamentos acontece quando o mesmo termina, uma vez que muitos condutores tentam recuperar o tempo perdido, levando a aumentos de velocidade e a ultrapassagens incorretas.

ü  Não carregue demasiado o veículo e distribua a bagagem corretamente, evitando alterações da estabilidade do veículo e do controlo da sua direção. Não transporte volumes soltos, passíveis de prejudicar a visibilidade do condutor ou de se deslocarem em andamento.

ü  Não conduza mais do que 8 horas/dia, parando cerca de 15 minutos a cada 2 horas de condução ou a cada 150 a 200 kms.

ü  Utilize sempre o cinto de segurança e certifique-se de que todos os passageiros também o fazem. Se transporta crianças faça-o sempre no banco de trás, utilizando sistemas de retenção homologados e adequados à sua idade, peso e tamanho.

ü  Não utilize o telemóvel, mesmo que lhe permita manter as mãos livres. A simples manutenção de uma conversa telefónica constitui um fator de dispersão da atenção.

ü  Mantenha sempre a distância de segurança, cumpra os limites de velocidade e, sobretudo, nunca circule a velocidade excessiva.

A missão de contribuir para a redução dos acidentes rodoviários cabe a cada um de nós, adotando uma cultura positiva de segurança na condução. Não se esqueça que toda a atenção é pouca quando se conduz! Tenha um bom natal!

 Nota: Elaborado por Sílvia Silva, Técnica de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública de Barcelos/Esposende. Fotografia de Dario Silva.





 

Sem comentários:

Enviar um comentário