Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

FIMA

De forma a combater a falta de informação sobre os cuidados necessários para manipular alimentos em condições adequadas de higiene e segurança, e, desta forma, contribuir para a redução da incidência de doenças veiculadas por alimentos, a Unidade de Saúde Pública de Barcelos/Esposende, organizou pela primeira vez no ano de 2010, uma formação com a duração de 10 horas.

Esta formação gratuita recebeu o nome de F.I.M.A. – Formação Inicial para Manipuladores de Alimentos. Acreditamos que o sucesso de qualquer actividade depende, em grande parte, não só da qualidade, da procura da excelência, mas também da capacidade de adaptação aos novos e constantes desafios colocados, Essas competências implicam conhecimento, implicam formação. Para atingir estes objectivos, a formação abordou, de forma teórica, uma séria de matérias, desde quais os tipos de contaminação que poderão ocorrer nos alimentos, consequências de uma higiene pessoal inadequada, técnicas correctas de confecção de alimentos e como proceder para o correcto armazenamento e conservação de produtos alimentares. Para além disso, aproveitando esta altura privilegiada, foram também transmitidos conhecimentos úteis sobre nutrição e alimentação e sobre técnicas de primeiros socorros. Estes dois temas, apesar de não se encaixarem no objectivo geral da formação, estão intimamente ligados com a actividade desenvolvida pelos manipuladores de alimentos e, como tal, a aquisição de conhecimentos nestas áreas, constituía uma mais valia.

O 1.º ano desta formação contou com a participação de 79 pessoas, divididas por 4 edições, em representação de 14 instituições (estabelecimentos escolares e instituições particulares de solidariedade social - IPSS’s) dos concelhos de Barcelos e Esposende. Feita a avaliação da formação, verificou-se que os participantes aumentaram os seus níveis de conhecimento sobre as matérias debatidas. A abordagem teórica das matérias teve sempre presente aquele que foi por nós definido como o principal objectivo da formação – transmitir de uma forma clara, concisa e prática as informações básicas necessárias à manipulação segura de alimentos.

Pela importância efectiva e preponderante de bons profissionais, a avaliação da aplicação prática dos novos conhecimentos é essencial. Por isso mesmo, o programa de formação não está completo, pois resta agora apreciar o trabalho desenvolvido no terreno pelos profissionais que participaram na FIMA 2010. Que resultados terão essas avaliações? Veremos…

Para dúvidas, sugestões ou comentários, não hesite em utilizar o endereço de correio electrónico usp@csbarcelinhos.min-saude.pt.

Nota: Elaborado por Paulo Martins, Técnico de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública Barcelos/Esposende

2 comentários:

  1. É uma formação muito útil e interessante!

    A nossa turma está a trabalhar o PASSE.
    Visitem o nosso blogue:)

    http://eb1-ji-ferreiros-cristelo.blogspot.com/

    Cumprimentos dos Ferreirinhos da turma A

    ResponderEliminar
  2. Parabéns! Muito bom trabalho! Vamos colocar o link para o vosso site no separador "PASSE" da nossa página.
    Continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar