Páginas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Segurança alimentar em nossa casa

Para a maioria dos cidadãos, os problemas de segurança alimentar apenas se colocam quando são atingidos por uma qualquer toxi-infecção alimentar. A maioria das doenças de origem alimentar é devida a inadequadas práticas de higiene. Em nossas casas, manter procedimentos adequados na preparação das refeições é essencial para combater as doenças transmitidas por alimentos.

As boas práticas de todos os que manipulam/preparam alimentos devem basear-se em 4 aspectos essenciais: Limpar, Separar, Cozinhar e Refrigerar.

LIMPAR

 Lave as mãos com água quente e sabão, durante 20 segundos, antes e depois de preparar/manusear alimentos, após utilização das instalações sanitárias, após tocar em animais, dinheiro, produtos tóxicos e manusear lixo, bem como antes e depois de comer e fumar.

 Lave os utensílios e superfícies da cozinha com água quente e sabão depois de preparar cada alimento e antes de iniciar o seguinte. Caso seja necessário desinfectar, deverá fazê-lo com uma solução de água e lixívia (2 colheres de chá de lixívia para ¼ de litro de água). Deve substituir os utensílios de madeira (ou outros materiais porosos) por utensílios impermeáveis e facilmente laváveis.

 Preferencialmente utilize toalhas de papel, em alternativa aos panos de cozinha. No caso de utilizar panos deve lavá-los frequentemente.

SEPARAR

 Mantenha os alimentos crus (principalmente carnes e pescado) afastados dos alimentos já cozinhados ou prontos a consumir, quer durante a sua aquisição (cesto de compras), armazenagem (frigorifico) ou preparação.

 Utilize tábuas de corte diferentes, sempre que possível, na preparação de carnes, peixe e produtos hortícolas. Caso seja impossível, deve lavar e desinfectar as tábuas de corte entre cada preparação.

 Utilize diferentes recipientes para alimentos crus e já cozinhados ou prontos a consumir.

 No frigorífico, coloque os alimentos cozinhados nas prateleiras superiores e os crus nas inferiores, para que os seus sucos não derramem sobre os já cozinhados.

COZINHAR

 Assegure que os alimentos cozinhados atinjam temperaturas no seu interior entre 70ºC a 80ºC, ou superiores.

 Nunca prove os alimentos com os dedos ou a mão. Utilize sempre uma colher e lave-a em seguida.

REFRIGERAR

 Refrigere ou congele os alimentos perecíveis (aqueles que facilmente se deterioram), os alimentos já preparados ou prontos a consumir num período máximo de 2 horas. Nunca os deixe à temperatura ambiente por mais de 2 horas.

 Nunca descongele os alimentos à temperatura ambiente. Idealmente a descongelação deve ser efectuada no frigorífico, dentro de embalagem estanque. Caso tenha pressa, pode recorrer ao microondas ou à água fria corrente (desde que o alimento se encontre em recipiente estanque). Após a descongelação os alimentos devem ser cozinhados de imediato.

 Mantenha o frigorífico a uma temperatura igual ou inferior a 4ºC e o congelador a -18ºC ou inferior.

 Evite abrir demasiadas vezes o frigorífico e não coloque na porta alimentos que facilmente se deterioram (como o leite).

 Não sobrecarregue o frigorífico e o congelador, pois o ar frio deve circular para manter os alimentos em bom estado.

Lembre-se …. estas regras são importantes para que você e a sua família consumam alimentos com segurança!

Para aprofundar estas e outras informações, visite www.usp-be.blogspot.com. Para dúvidas, sugestões ou comentários, não hesite em utilizar o endereço de correio electrónico usp@csbarcelinhos.min-saude.pt.


Nota: Elaborado por Sílvia Silva, Técnica de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública de Barcelos/Esposende e publicado no Jornal de Barcelos de 2010/11/05.

Sem comentários:

Enviar um comentário