A actividade física adequada e o desporto são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. Elas constituem uma das bases para um estilo de vida saudável, assim como uma alimentação saudável, vida sem tabaco e o evitar de outras substâncias nocivas para a saúde. Sendo assim, intervir sobre estes determinantes surge como uma estratégia de saúde fundamental que permitirá obter, a médio prazo, uma redução da prevalência de doenças crónicas e dos custos económicos individuais e sociais que lhe estão associados.
A actividade física reduz os riscos de doenças cardiovasculares, de alguns cancros e a diabetes tipo 2. Isto acontece devido à melhoria do metabolismo da glicose, da redução das gorduras e da diminuição da tensão arterial. Ao executar alguma actividade física, também se poderá melhorar o sistema músculo-esquelético, o controle de peso e reduzir os sintomas de depressão, tão frequentes nos nossos dias.
Qual a quantidade de actividade física necessária para melhorar e manter a saúde?
Há benefícios para a saúde quando exercemos pelo menos 30 minutos de actividade física cumulativa moderada, todos os dias. Como? Caminhar para o local de trabalho, subir escadas, dançar, jardinagem e muitos outros desportos recreativos.
Sabemos que a prática da actividade física regular nos jovens diminui a probabilidade de estes virem a fumar, aumenta a sua performance académica e facilita o desenvolvimento das suas capacidades sociais, principalmente quando feito em forma de jogos de equipa. Contudo sabemos que hoje em dia, estamos cada vez mais inactivos e a aumentar de peso. Com os estilos de vida actuais, em que os aparelhos nos permitem cada vez mais conforto, nomeadamente os telemóveis, televisões, carros, computadores e comandos à distância, reduzem a actividade física, e potenciam a instalação da Obesidade. Começando com excesso de peso e se continuarmos a comer mais do que gastamos, isto é avançando para a obesidade, inicia-se o caminho de desequilíbrios que vão originar tensão arterial alta, diabetes, doenças cardiovasculares, depressões, etc. Estima-se que o sedentarismo seja causador de um milhão e novecentas mil mortes a nível mundial.
À que mudar atitudes e comportamentos, e não falo só da ida a ginásios e piscinas mas de nos mexermos sempre que possível e não levar o carro quase para dentro dos locais aonde pretendemos ir, mesmo transgredindo regras de trânsito e de bom senso!
Por outro lado também sabemos que o meio físico e social das cidades tem um grande impacto na implementação e acesso á actividade física. Há que encorajar o uso de transportes públicos, bicicleta e criação de condições para se poder caminhar em segurança. Vou contar-vos o meu caso: moro em Barcelinhos, a 500 metros do meu local de trabalho e utilizo o carro próprio para me deslocar para o mesmo e porque? Porque não tenho segurança na deslocação a pé para o meu local de trabalho pois não há passeios adequados, passadeiras e por outro lado o excesso de carros e a velocidade dos mesmos, torna esta possível deslocação algo perigosa. Em vez de chegar ao local de trabalho talvez chegasse ao hospital!
Cada vez mais, há necessidade de conjugarmos esforços e trabalharmos todo este problema. Aqui convêm referir a importância das Autarquias, Juntas de Freguesia e de todos nós para conseguirmos alguma mudança. Quero também dar especial realce à importância da Escola na promoção da Actividade Física e formação dos jovens para a Cidadania.
Para dúvidas, sugestões ou comentários, não hesite em utilizar o endereço de correio electrónico usp@csbarcelinhos.min-saude.pt.
Sem comentários:
Enviar um comentário