Páginas

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Violência no namoro

A assinalar o dia dos namorados, o Programa Uni+ organizou um seminário no passado dia 14/02.
O programa Uni+ é financiado pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e promovido pela Associação Plano i.
Estatísticas do Observatório da Violência no Namoro
Até ao momento o Observatório da Violência no Namoro registou 128 denúncias. 70 destas foram efectuadas por ex-vítimas, 51 por testemunhas e apenas 7 por vítimas actuais. As denúncias apresentam grande divergência quando comparadas por sexos: 118 denúncias foram efectuadas pelo sexo feminino e 10 pelo sexo masculino.
Segundo as estatísticas, em 92% dos casos as vítimas são do sexo feminino e em 94% os agressores são do sexo masculino.
A casa das pessoas é o local de maior incidência da violência, seguido da via pública e estabelecimentos públicos. O local com menos incidência é a escola.
O tipo de violência predominante é a violência psicológica, que ocorre 90.6% das vezes. De seguida, é a violência física (53.9%),  a violência social (32%), o stalking (27.3%) e a violência sexual (17.2%).
Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro
Este estudo envolveu 1833 estudantes universitários, com idade média de 23 anos, e teve como objetivo caracterizar as crenças sobre as relações sociais e as práticas de violência. Dos inquiridos, 56.5% foram vítimas de violência no namoro e 36.6% admitiram já a ter praticado.
27.5% dos rapazes acredita que em certas ocasiões a violência doméstica é provocada pela mulher e 13.5% entendem que as mulheres que se mantêm em relações com violência são masoquistas.
Das raparigas inquiridas, 20% já foram controladas em aspectos como imagem física e/ou lugares que frequentam. 8% das raparigas já foram obrigadas a ter comportamentos sexuais indesejáveis.
Mais informações em http://www.associacaoplanoi.org/


Sem comentários:

Enviar um comentário