Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Semana Mundial de Segurança Rodoviária das Nações Unidas

De 6 a 12 de maio de 2013, as Nações Unidas comemoram a Segunda Semana Mundial de Segurança Rodoviária, oferecendo, assim, uma oportunidade única para chamar a atenção para a questão da segurança dos peões. Todos somos peões: em qualquer dia, escolhemos caminhar "de" e "para" qualquer destino, ou - no mínimo - começamos e acabamos a maioria das nossas deslocações a pé. Caminhar não custa dinheiro, não necessita de combustível, nem de licença ou registo. É parte integrante da habitabilidade das nossas comunidades.
  • Os peões representam cerca de um quarto das mortes na estrada que ocorrem anualmente no mundo. Devido à falta de atenção às necessidades dos peões e à tendência para favorecer o transporte motorizado privado nas últimas décadas, os peões têm um risco acrescido de morte, lesão e incapacidade. Muitos dos mortos são crianças e idosos. A maior parte dos acidentes ocorre em países de baixos e médios rendimentos, onde a rápida motorização coloca desafios adicionais, no entanto, a segurança dos peões continua a ser uma preocupação dos países de todo o mundo.
 
  • Muito pode ser feito para tornar o nosso mundo mais adequado para andar a pé, através de estruturas mais seguras, confiáveis e acessíveis para todos os peões. Não há uma medida única para abordar adequadamente a gama de riscos para peões em todos os ambientes. Algumas das mais eficazes são o controlo da velocidade dos veículos; a separação dos peões do tráfego através de calçadas e faixas; aumentar a visibilidade dos peões e assegurar o comportamento responsável de todos os utentes da estrada. Promulgar leis apropriadas em torno dessas medidas, reforçar a fiscalização e assegurar as ligações com outros modos de transporte podem salvar vidas.
 
  • Garantir a segurança dos peões vai incentivar o andar a pé, o que contribui para melhorar a saúde. Andar reduz o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes, cancro, demência, depressão e obesidade. à medida que as viagens de veículos a motor são reduzidas, há também diminuição da poluição do ar e do ruído, que tem, também, impacto positivo sobre a saúde. Andar a pé pode tornar-nos mais saudáveis, mais em forma e mais magros, e deve-se tornar a opção mais segura, mais adequada e agradável para a maioria das deslocações. 
 
Para mais informações consulte http://www.dgs.pt/?ci=813&ur=1&newsletter=359.
 
Para acesso ao Folheto "Somos Todos Peões" (para o público infanto-juvenil), aqui
 
Para acesso ao Manual de Boas Práticas sobre Segurança dos Peões, da Organização Mundial de Saúde, aqui
 
Para acesso ao marcador de Livro "Somos Todos Peões" (para o público adulto ou jovem adulto, com indicações para condutores), aqui




 
     

Sem comentários:

Enviar um comentário