Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Sorriso bonito



Com uma boca saudável, pode ter um sorriso admirável, o que além de melhorar a sua auto-estima, também contribui para a sua Saúde. Se tivermos uma dor de dentes podemos ser tão incomodados a ponto de sermos impedidos de estudar e trabalhar, como ainda podemos ter problemas de saúde ao transmitir a infecção da boca para outros órgãos.
 
Na nossa boca existem muitos microrganismos, contudo para que estes não causem desequilíbrio no organismo, é necessário manter uma boa higiene oral. Quando comemos, os restos de comida que permanecem na boca tornam-se o alimento para estes microrganismos. Estes quando se alimentam dos restos, expelem um ácido que ataca os dentes. Apesar de o esmalte dos dentes ser uma substância bastante resistente, pode ser corroído, formando a cárie, que é uma doença. A cárie está relacionada com diversos factores tais como: quantidade e qualidade da saliva, forma e superfície dos dentes, ingestão de alimentos, higiene e até com uma maior produção de ácido produzido pelas bactérias que habitam na nossa boca, que não é igual de pessoa para pessoa. Embora os alimentos tenham diferentes substâncias, uns são mais cariogénicos que outros, tudo o que se come, pode levar a uma cárie se não houver uma higiene oral correcta. Ao escovar os dentes, um dos objectivos é o controle da placa bacteriana. Esta forma-se pelo acumular de restos dos alimentos que se fixam nos dentes, que não sendo devidamente escovados, se transformam numa massa mole e aderente, que não se consegue eliminar, nem por bochechos, jactos de ar, nem pela mastigação de alimentos duros. Com o tempo, esta placa bacteriana transforma-se em tártaro, que protege estes microrganismos, que vão expelindo cada vez mais ácido provocando uma queda de pH, o que cria condições ideais para as bactérias se multiplicarem. Quantas mais bactérias na boca mais ácido e, logo, mais cárie.
 
Além da higiene oral, em que se deve ter em conta: a utilização de uma escova com pêlos macios, um dentífrico com 1000 a 1500 ppm de flúor, o uso da técnica adequada, não esquecendo o escovar da língua e, com uma frequência de pelo menos duas vezes por dia. Também se deve usar o fio dental diariamente, para atingir os pontos onde a escova não chega.
 
A escovagem dos dentes deve ser iniciada logo após a erupção dos primeiros dentes. Visitas regulares ao dentista também não podem ser esquecidas.
 
Não se esqueça que um sorriso bonito é um cartão de visitas!

Nota: Elaborado por Luísa Dantas, Enfermeira de Saúde Comunitária da Unidade de Saúde Pública Barcelos/Esposende. Fotografia da profissional de Dario Silva, fotografia do topo do texto obtida apartir do banco de imagens grátis morgueFile.

Sem comentários:

Enviar um comentário