Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Feliz Natal!


“«Viverei o Passado, o Presente e o Futuro!» repetia Scrooge enquanto saía da cama. «O espírito dos três viverá dentro de mim e o tempo do Natal deverá ser elogiado por isso!»”, Charles Dickens em “Um conto de Natal”

O Natal é uma festa de família, para ser passada em família, de preferência junto a uma lareira, onde não podem faltar os tradicionais doces de natal, como as rabanadas, a aletria, as filhós, o bolo rei, o bolo de S. António, o pão-de-ló, entre outros. É claro que, por vezes, os doces são em excesso. O que quer dizer que, muitas vezes, são comidos ao longo de vários dias. Quando estes alimentos não são correctamente preparados e conservados, podemos correr o risco de desenvolver doenças – as chamadas toxinfecções alimentares.

Assim sendo, é muito importante que, nesta altura do ano que se quer passada em família (mas em casa e não no hospital!), sejam tomadas medidas para prevenir a transmissão de doenças pelos alimentos, tais como:
  •  Lave bem as mãos antes e durante a preparação de alimentos. Se precisar de provar o alimento, utilize uma colher limpa, colocando-a para lavar após a prova. Não prove o alimento duas vezes seguidas com a mesma colher.
  • Cozinhe completamente (calor intenso ou durante longo tempo) aves, ovos, marisco e pratos elaborados à base de carne moída. Estes alimentos devem ficar bem cozinhados no seu interior e, após estarem cozinhados, não devem soltar líquidos claros ou ter sangue. 
  • Conserve correctamente os alimentos no frigorífico: na porta guarde manteiga, leite e sumos de fruta; nas prateleiras de cima guarde o iogurte, o queijo, as compotas e a maionese; na gaveta (a arrumação deve ficar com possibilidade de circulação de ar) guarde a fruta e os legumes; nas prateleiras do meio guarde: carne e peixe cru (deve ser confeccionado o mais rapidamente possível), devendo ficar de modo a que os alimentos crus fiquem por baixo de alimentos cozinhados; bolos com creme (devem ser consumidos no próprio dia ou preparação); sobras cruas ou cozinhadas devem ficar em caixas separadas e bem fechadas.
  • Reaqueça correctamente (deixe ferver os alimentos, pelo menos, durante 10 minutos) e apenas os alimentos que vão ser consumidos. 
  • Os alimentos enlatados perdem a sua protecção depois de abertos. Quando abrir uma lata e não consumir todo o alimento, guarde o restante em recipientes com tampa e coloque-os no frigorífico. Lembre-se que também o fiambre e queijo quando são fatiados são mais facilmente contaminados. Coloque-os em recipientes fechados e mantenha-os no frio.
Que este Natal seja festejado por si, tal como festeja a vida: viva o presente, relembrando as bênções que teve no passado e tendo esperança no futuro! Feliz Natal!!

Nota: Elaborado por Paulo Martins, Técnico de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública Barcelos/Esposende. Fotografia de Dario Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário