Páginas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Cheque Dentista na Escola – Uma oportunidade, não desperdice!


O início do novo ano lectivo 2011/2012, trás a distribuição do cheque dentista, através do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral da Direcção Geral da Saúde, para os jovens que frequentam escolas públicas e instituições privadas de solidariedade social, com o objectivo de reduzir a incidência e a prevalência das doenças orais nas crianças e adolescentes.

Apelo aos pais/encarregados de educação que estejam atentos e não negligenciem o documento (cheque dentista) que lhes vai ser entregue pela escola que a criança/adolescente frequenta, a partir de Janeiro de 2012 e atenção que este documento só pode ser utilizado até 31 de Agosto de 2012.

Se tem jovens com 7, 10 e 13 anos e não recebeu o cheque dentista ou não sabe onde o colocou, dirija-se à Unidade de Saúde Pública – 253 802 720 (fica situada no Centro de Saúde de Barcelinhos) ou à escola que entregou o cheque dentista e faremos uma nova impressão do documento, para que não perca a oportunidade de tratar e prevenir o aparecimento de cárie na boca da sua criança/adolescente, de uma forma totalmente gratuita.

Será importante referir que uma cárie não tratada poderá evoluir para uma destruição do dente que obrigue à sua extracção. Uma lesão de cárie pode originar problemas noutros órgãos e sistemas do nosso corpo.
A higiene oral é o factor mais importante para evitar o aparecimento das doenças orais.

Por isso, escove os dentes, com um dentífrico fluoretado, pelo menos duas vezes por dia, sendo uma delas obrigatoriamente antes de deitar. Use o fio ou a fita dentária diariamente, de preferência, à noite, antes de fazer a escovagem dos dentes.

Deve vigiar a sua saúde. Para isso é importante consultar um profissional de saúde oral de seis em seis meses. Ele examinará a sua boca e dar-lhe-á conselhos sobre a melhor forma de manter a sua saúde oral.
Não se esqueça que os dentes são fundamentais para diversas tarefas vitais, tais como a alimentação (mastigação), a fala, o sorriso e a aparência, contribuindo para o bem-estar e a auto estima dos nossos jovens. Colabore connosco! 

Nota: Elaborado por Fátima Pereira, Enfermeira de Saúde Comunitária da Unidade de Saúde Pública Barcelos/Esposende. Fotografia de Dario Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário