Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Agasalha-te senão constipas-te!

Quem nunca ouviu a mãe a dizer “Olha que lá fora está frio! Agasalhe-te senão constipas-te! ”? Ou quem nunca viu uma avozinha preocupada quase sufocar o seu netinho com casacos com todos os botões apertados, cachecóis, gorros, luvas, dizendo “Tens de te aquecer bem, que ainda te constipas!”?

Pois bem, lamento informar mas não há evidências científicas que relacionem o frio como causador de constipações ou gripes. Mas então, porque é que essas doenças surgem mais frequentemente em Portugal durante as alturas do ano em que faz mais frio ou em que chove mais?

Em primeiro lugar convém esclarecer que uma constipação ou uma gripe surgem devido a contacto com um vírus (rinovírus ou adenovírus no caso da constipação ou influenza no caso da gripe). O contacto com esse vírus poderá dar-se através de partículas de saliva de uma pessoa infecta, libertadas através da tosse ou de espirro, mas também pode ser transmitido através das mãos. Por exemplo, temos o hábito de ao tossir ou espirrar colocar a mão à frente da boca. Quando espirramos ou tossimos libertamos milhares de gotículas de muco em forma de aerossóis. Se a pessoa que espirrar estiver constipada ou com gripe, cada gotícula dessas irá conter milhares ou milhões de vírus. Esses vírus ficam espalhados pelo ar, dentro das gotículas do espirro e conseguem sobreviver durante horas. Como não temos o hábito de lavar as mãos após termos espirrado ou tossido, ao cumprimentarmos alguém ou ao tocar com as mãos em alguma coisa, os vírus serão transmitidos.

Convém também dizer, que nos países tropicais as constipações e as gripes ocorrem mais nos meses mais quentes e mais chuvosos do ano (época das chuvas). Apesar de não haver provas científicas suficientes que expliquem completamente a ocorrência destas doenças nestas alturas do ano, sabe-se que no nosso país, nos dias mais frios e/ou chuvosos as pessoas tendem a passar mais tempo dentro de edifícios (dentro de casa, dentro do escritório, salas de aulas), abrem menos as janelas para renovar o ar e ao mesmo tempo ligam mais o aquecimento (aquecedores, lareiras e outros). Ou seja, caso haja alguém contaminado com um vírus, porque estamos mais vezes em locais fechados que não são arejados (por isso os vírus não são expulsos desses locais) e porque muitas vezes aumentamos a temperatura desses locais (os vírus, tal como nós, crescem melhor a temperaturas amenas) há uma grande probabilidade do vírus contaminar outras pessoas que entrem naqueles locais ou que entrem em contacto com pessoas que estejam nesse local.


Assim sendo, nos dias frios e chuvosos agasalhe-se bem, mas sobretudo procure arejar pelos menos 30 minutos por dia todas as divisões da sua casa e/ou do seu local de trabalho, tente espirrar ou tossir para um lenço de papel descartável e lave bem as mãos com sabão (preferencialmente líquido) várias vezes ao dia, sobretudo se espirrar ou tossir para as mãos. Para além disso, pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, particularmente se residentes em lares ou outras instituições; grávidas com tempo de gestação superior a 12 semanas; doentes crónicos, entre outros, deverão dirigir-se ao centro de saúde para receber a vacina para a gripe sazonal.
 
Nota: Elaborado por Paulo Martins, Técnico de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública Barcelos/Esposende. Fotografia de Dario Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário