A Unidade de Saúde Pública de Barcelos/Esposende realizou 10 colheitas de água à zona balnear de Tregosa nesta época balnear que agora termina (iniciou a 01/06 e terminou a 30/09). Barcelos possui 6 locais com potencial para serem explorados como zonas balneares interiores, no entanto verifica-se que 4 desses locais se encontram interditos à prática balnear devido à má qualidade da sua água (designadamente, a Ilha do Tostão em Tamel S. Verrísimo, Azenhas de Vilar em Areias de Vilar, Santo António de Vessadas em Barcelinhos e Mariz) e um encontra-se interdito por más condições de segurança e acessibilidade (em Penide, Areias de S. Vicente).
Assim sendo, apenas a zona balnear de Tregosa continua a reunir condições estruturais e de qualidade de água para continuar a ser utilizada. As colheitas efectuadas de Maio a Setembr0 de 2011 à água do Rio Neiva que banha esta zona balnear revela uma boa qualidade da água, verificando-se que esta zona reúne requisitos que permitem um razoável uso deste local. Existem, no entanto, estruturas que poderiam valorizar e melhorar a qualidade deste local já por si rico em beleza natural. A construção de instalações sanitárias, parques de merendas, circuitos pedonais ou ciclovias, postos de observação da natureza, centros de interpretação, parques de campismo entre outras, iriam certamente acrescentar valor a este e a outros locais existentes no concelho de Barcelos para além de poderem contribuir para a utilização dos mesmos por parte da população e assim incentivar à prática de exercício físico.
Para alterar o actual estado de situação é necessário que haja um trabalho conjunto entre Juntas de Freguesia, Autarquia, grupos locais e população em geral, de forma a reunir sinergias para o melhor aproveitamento destas riquezas naturais.
Um dos grandes problemas para a qualidade da água dos rios continua a ser as descargas ilegais de resíduos. Caso presencie a uma situação de descarga ilegal, o que deverá fazer? Essa situação deverá ser imediatamente denunciada através da linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) activa 24 horas por dia ou poderá efectuar uma queixa electrónica no site da Guarda Nacional Republicana (www.gnr.pt) para que os Serviços de Protecção da Natureza e Ambiente (SPNA) desta força de segurança intervenham.
Nota: Elaborado por Paulo Martins, Técnico de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública Barcelos/Esposende. Fotografia de Dario Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário