Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Um dia sem carros

O Dia Europeu Sem Carros, comemorado todos os anos no dia 22 de Setembro, é o culminar da Semana Europeia da Mobilidade (de 16 a 22 de Setembro) dedicada à sensibilização dos cidadãos para o uso dos transportes públicos, da bicicleta e da marcha, como meio de transporte. Tem também como objectivo incentivar as cidades europeias para a promoção desses modos de transporte e para investir nas infra-estruturas necessárias para que os mesmos se façam.

É um facto conhecido que o aumento dos automóveis contribui para o aumento da poluição atmosférica e sonora. Por outro lado, o uso de meios de transporte alternativos (autocarro, comboio, bicicleta ou simplesmente andar a pé), não só diminui os problemas ambientais provocados por esses meios de transporte, mas também fornece importantes ganhos para a saúde.

Andar a pé combate a obesidade e contribui para melhorar a respiração e a circulação sanguínea, melhora a condição dos ossos e articulações, ajudando a combater a osteoporose e a osteoartrite, promove o controlo da hipertensão, previne o aparecimento de varizes, contribui para a diminuição do colesterol, aumenta a força, flexibilidade e a coordenação, reduzindo o risco de quedas, entre outros benefícios para a saúde.

Assim, tendo ainda em conta que Barcelos inaugurou recentemente no Parque da Cidade o seu Centro de Marcha e Corrida, apostar na marcha como modo de transporte para o trabalho ou para lazer é uma forma de contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e para a melhoria da saúde. Ao marchar deverá ter alguns cuidados básicos, como por exemplo:

• Use calçado adequado e confortável. Não use meias de algodão, que, depois de molhadas, se enrodilham e causam bolhas. Use meias de fibras sintéticas ou de mistura de algodão e fibras, de preferência almofadadas no calcanhar.

• Leve uma garrafa de água para ir bebendo durante e no fim da marcha.

• Caso tome medicação (para diabetes, asma, etc.), leve-a sempre consigo em caso de emergência.

• Deve caminhar com os ombros e braços relaxados.

• Ande a olhar para a frente e não para baixo.

• Endireite as costas e mova as ancas para a frente e para trás em vez de baloiçar para os lados.

• Mantenha os cotovelos flectidos num ângulo de 90º. Encurve ligeiramente as mãos, mas não as feche completamente.

• Ao dar o passo, o calcanhar deverá ser a primeira parte do pé a apoiar no chão, seguindo-se todo o pé até aos dedos.

• Se caminhar à noite, evite zonas com pouca luz e leve sempre roupa ou material refletor.

Aproveite o dia de hoje para começar a andar a pé como hábito e não como excepção. O ambiente e a sua saúde agradecem!

Nota: Elaborado por Paulo Martins, Técnico de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública Barcelos/Esposende. Fotografia de Dario Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário