Comemora-se no dia 26 de Setembro, pela primeira vez, em todo o mundo o Dia Mundial da Saúde Ambiental.
Como surgiu o Dia Mundial da Saúde Ambiental?
Todos os anos as organizações profissionais, que representam os profissionais de saúde ambiental em todo o mundo, reúnem-se num congresso mundial sob a égide da Federação Internacional de Saúde Ambiental. Resultado do 11º congresso, decorrido em Vancouver em Setembro de 2010, decidiu-se que o primeiro Dia Mundial da Saúde Ambiental seria comemorado a 26 de Setembro de 2011.
Mas porquê e o que se comemora no Dia Mundial da Saúde Ambiental?
Em todo o mundo existem profissionais que trabalham para promover a eficácia ambiental e a prática de saúde pública. Através das organizações profissionais, a Federação Internacional de Saúde Ambiental, decidiu acrescentar ao calendário internacional um dia para comemorar a realização deste trabalho e para sensibilizar o público do seu valor para a humanidade. O objectivo do Dia Mundial da Saúde Ambiental será destacar a contribuição que os profissionais de saúde ambiental trazem à saúde pública e ao bem-estar em todo o mundo.
Neste primeiro ano de comemoração, não foi definido nenhum tema em particular, recomendando a Federação Internacional de Saúde Ambiental que cada organização profissional promova um tema do seu trabalho que claramente beneficie a sociedade.
Quem são estes profissionais e quais as organizações existentes no nosso país?
Em Portugal, o curso de Saúde Ambiental foi criado pela necessidade de pessoal mais qualificado nesta área, sendo a formação destes profissionais de saúde adquirida a nível do ensino superior. O Técnico de Saúde Ambiental tem o seu exercício profissional regulado pelo Decreto-Lei nº 117/95 de 30 de Maio, competindo-lhe, com o objectivo de prevenir a doença e promover a saúde:
- Desenvolver actividades de identificação, caracterização e redução de factores de risco para a saúde originados no ambiente;
- Participar no planeamento de acções da saúde ambiental e de educação para a saúde; e
- Realizar acções de controlo e vigilância sanitária de sistemas, estruturas e actividades com interacção no ambiente.
No nosso país, existem especificamente duas organizações: a Associação Nacional de Saúde Ambiental (www.ansa.pt) e a Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental (www.spsa.pt).
Nota: Elaborado por Sílvia Silva, Técnica de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública de Barcelos/Esposende. Fotografia da autoria de Dario Silva.
Sem comentários:
Enviar um comentário