Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dia mundial da Terra

O Dia da Terra foi criado a 22 de Abril de 1970, quando o senador norte-americano Gaylord Nelson, realizou o primeiro protesto contra a poluição. Este movimento evoluiu para um movimento de celebração global do meio ambiente e para o compromisso da sua protecção. Anos depois, vários países adoptaram esta data como Dia Mundial da Terra, servindo, desde então, como dia de reflexão e de discussão sobre os problemas ambientais que afectam este Planeta. Cada dia de celebração traz a certeza de que o ambiente é uma preocupação global.

A Terra tem enfrentado enormes problemas, que vão desde a escassez da água, a destruição de florestas, degradação dos solos, aumento global da temperatura, entre outras enfermidades que destroem o planeta e põem em risco a vida. A culpa parece ser da nossa sociedade que promove uma imagem de consumo e de ostentação que valoriza as pessoas pelo que possuem e não pelo que valem. Este conceito de vida criou um ciclo de produção-consumo-resíduos excessivos que causam impactes negativos no ambiente. Actualmente a humanidade depara-se com vários problemas, sendo o mais importante a poluição produzida pelo uso dos combustíveis fósseis na indústria que são os reponsáveis pela emissão de dióxido de carbono para a atmosfera. A atmosfera da terra funciona como um vidro de estufa que absorve a radiação emitida pela superfície e aquece até à temperatura ideal que permite a vida. Numa atmosfera com maior concentração de gases de estufa, o equilíbrio climático quebra-se, recebendo o planeta mais energia sobre a forma de radiação solar do que a que emite para o exterior, ocasionando o aumenta da temperatura. Os combustíveis fósseis não são os únicos responsáveis por este fenómeno, também as alterações do ordenamento do território (sobretudo o abate e queima nas florestas tropicais) e o aumento população (que duplicou desde 1960) tem contribuído para o mesmo. Mesmo que as emissões fossem eliminadas hoje, a terra continuaria a aquecer, ainda que a um ritmo mais lento, isto por que o dióxido de carbono pode permanecer na atmosfera sensivelmente durante 200 anos. O aquecimento da Terra pode por em risco a saúde humana, pois expõe as populações a condições climáticas extremas e também pode fazer ressurgir doenças já erradicadas. Como vemos, a actividade humana é a principal responsável pelos problemas que existem na Terra. Por isso cabe ao homem procurar os caminhos para uma sociedade em que dê primazia a modelos económicos que defendam os valores ambientais.
Para dúvidas, sugestões ou comentários, não hesite em utilizar o endereço de correio electrónico usp@csbarcelinhos.min-saude.pt.

Nota: Elaborado por Amâncio Ferreira, Técnico de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública Barcelos/Esposende. Fotografia de Dario Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário