Páginas

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

É preciso reciclar!

Reciclagem é um termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes de energia naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterros, ou incineração.

O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformados novamente num produto igual em todas as suas características.

A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 kg.

Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores.

Cada um dos cidadãos europeus terá produzido em 2007, uma média de 552 kg de resíduos sólidos urbanos, segundo o Eurostat, organismo estatístico da União Europeia.

Portugal situa-se a meio da tabela. Cada um de nós gerou 472 kg de resíduos sólidos urbanos. Os valores médios não nos devem, no entanto, aliviar. A reciclagem, a incineração e a compostagem são práticas ainda pouco frequente entre os portugueses. 63% do lixo criado é depositado em aterros sanitários, 19% é incinerado, 10% é alvo de compostagem e apenas 8% é reciclado.

Em Portugal, recicla-se 15,7% do lixo produzido, segundo estatísticas. Isto é pouco se compararmos a meta de 25%, estipulada pela União Europeia. Cerca de 88% do lixo doméstico vai para o aterro sanitário.

Então para que Portugal comece a reciclar mais, é preciso uma consciencialização de que é preciso separar o lixo e fazer a recolha selectiva.

O aumento excessivo da quantidade de lixo deve-se ao aumento do poder aquisitivo ao perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas, etc.

Uma garrafa plástica ou vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. Porém todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria-prima, sem perder as propriedades.

O gesto fundamental é SEPARAR todo o lixo doméstico, assim ajudaremos a evitar a poluição e a impedir que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim o seu reaproveitamento pelas indústrias e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

É no nosso lar, na nossa escola, no nosso local de trabalho, onde quer que estejamos que a consciencialização de todas as pessoas pode e deve começar.

Para dúvidas, sugestões ou comentários, não hesite em utilizar o endereço de correio electrónico usp@csbarcelinhos.min-saude.pt.

Nota: Elaborado por Isabel Miranda, Técnica de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública Barcelos/Esposende e publicado no Jornal de Barcelos de 06/10/2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário