Em termos gerais, um vector é qualquer fonte de transmissão de agentes infecciosos (vírus, bactérias, protozoários e fungos). Frequentemente, o termo restringe-se a insectos artrópodes que transmitem um agente infeccioso, tanto biologicamente, através do seu organismo interno, como mecanicamente, através dos seus membros. Exemplos comuns são os mosquitos, pulgas e carraças que podem transmitir esses agentes aos seres humanos e animais.
Usualmente, os mosquitos efectuam as posturas em zonas húmidas ou de água parada, preferencialmente fossas, esgotos, águas estagnadas e poluídas. A maioria dos mosquitos adultos vive no exterior. Durante o dia estão inactivos em zonas resguardadas e sombrias, enquanto que à noite, as fêmeas hematófagas retomam a actividade para se alimentarem, picando indiferenciadamente humanos e animais.
Para evitar a transmissão de doenças, através dos mosquitos, devemos implementar todas as medidas de controlo que estejam ao nosso alcance, quer sejam no controlo de larvas de mosquitos, quer no controlo de mosquitos adultos.
MEDIDAS DE CONTROLO: LARVAS DE MOSQUITO
Um dos principais métodos de luta em relação às populações de mosquitos reside na eliminação dos locais de postura e criação de larvas. Este método pode envolver, entre outras, as seguintes medidas:
- Esvaziamento e remoção de contentores ocasionais, como pneus velhos e latas;
- Redução das depressões nos terrenos;
- Corte regular de ervas altas, que sejam propícias à retenção de águas;
- Remoção de barreiras de forma a permitir que a água corra livremente;
- Selagem de tanques ou fossas onde os esgotos possam ficar estagnados;
- Dotar os aterros sanitários de um declive final, de forma a facilitar a drenagem;
- Tendo em conta que pequenos charcos e lagos constituem locais preferenciais de criação de larvas, as ervas circundantes devem ser retiradas e a água renovada;
- Em campos irrigados, os problemas dos mosquitos podem ser relevantes. Estes normalmente procuram água armazenada, bem como o sistema de distribuição e de drenagem. Para controlar esta situação, é necessário usar quantidades de água suficientes para a manter em movimento nos sistemas e evitar a sua estagnação.
MEDIDAS DE CONTROLO: MOSQUITOS ADULTOS
Uma das medidas de controlo contra os mosquitos adultos é proteger as nossas habitações. À noite, os mosquitos são controlados eficazmente através de redes com uma malha de 4,8x4,8 mm ou 4,2x4,2 mm que impedem a sua passagem.
Por outro lado, a aplicação de repelentes químicos em superfícies do corpo, pode prevenir as picadas de mosquito por períodos entre 2-12 h. Contudo, esta protecção depende da pessoa, da espécie de mosquito e da abundância de mosquitos existente.
Nota: Elaborado por Sílvia Silva, Técnica de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública de Barcelos/Esposende
Sem comentários:
Enviar um comentário