Páginas

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Estava mesmo a apetecer um bom piquenique…

Seja onde for, na praia ou no campo, um piquenique é sempre algo agradável e que possibilita o contacto com a natureza. No entanto, aquilo que à partida parecia um dia divertido, pode acabar num pesadelo, com dores de barriga, vómitos e diarreia à mistura. Tomar algumas precauções simples na preparação e conservação dos alimentos pode evitar que um piquenique agradável se transforme numa ida ao hospital. Infelizmente, nenhum alimento está imune a uma contaminação e, se forem reunidas as condições certas (calor de um dia de Verão, pouca ou nenhuma refrigeração e falta de higiene no serviço de alimentos) mais facilmente a contaminação leva a uma intoxicação alimentar. Só a precaução e a prevenção podem diminuir o risco de alguém apanhar uma intoxicação alimentar.
Ficam aqui algumas sugestões para gozar um piquenique de Verão em segurança:
  • Lave as mãos antes de começar a trabalhar com comida e quando passar de um alimento para outro.
  • Se levar fruta e legumes para servir no piquenique, lave e desinfecte-as antes de sair de casa. Para desinfectar, pode utilizar lixívia isenta de detergentes ou qualquer outro produto adequado, adicionando-se 10 gotas de lixívia para 1 l de água, mexendo bem. De seguida mergulhe os alimentos nessa água durante 30 minutos. Após isso, deverão ser lavados novamente com água potável e abundante.
  • Leve toalhas húmidas descartáveis e sabão, ou líquido desinfectante de mãos consigo para o piquenique.
  • Compre um bom saco ou arca térmica. De preferência, inclua gelo ou melhor ainda, blocos de gelo embalados em plástico (chamados coolers à venda em supermercados) que podem ser colocados no congelador e mantêm-se frescos durante bastante tempo. Também já é possível comprar arcas térmicas eléctricas que se ligam ao isqueiro do carro.
  • Se cozinhar alimentos para levar para o piquenique, cozinhe-os correctamente e totalmente. Proteja todas as feridas que tenha nas mãos, lave bem as mãos, as superfícies e os utensílios que vão entrar em contacto com os alimentos e depois cozinhe-os totalmente.
  • Escolha pequenas embalagens de plástico para colocar os alimentos. Tape bem cada uma delas.
  • Coloque os alimentos na arca térmica pouco tempo antes de sair de casa. Retire os alimentos directamente do frigorífico para a arca térmica. Não embale alimentos que foram cozinhados à pouco tempo e ainda estejam quentes.
  • Deve ter 2 arcas térmicas, uma para alimentos e uma para bebidas.
  • Coloque os alimentos separados por categorias e ponha em baixo os que serão consumidos em último lugar (por exemplo fruta ou sobremesas).
  • Se pretende fazer um churrasco no local de piquenique, não coloque alimentos crus (peixe ou carnes) na mesma arca térmica que alimentos cozinhados. 
  • As refeições devem ser ligeiras e devem ser evitados certos alimentos, como ovos, bolos com creme, maioneses e cremes caseiros ou fritos, pois estes alimentos desenvolvem mais facilmente intoxicações alimentares. Leve, preferencialmente, frutas e saladas.
  • Mantenha a arca térmica à sombra, evitando que o sol incida directamente sobre ela.
  • Os pratos, talheres e copos devem ser transportados devidamente protegidos.
  • Todos os alimentos que sobrem do piquenique devem ser eliminados, pois já estão preparados à muito tempo, já foram sujeitos a muitas alterações de temperatura e a muitas manipulações e, por isso, podem já não se encontrar em boas condições.
  • Por último, não se esqueça de apanhar todo lixo que possa ter feito e de o levar para um caixote do lixo ou para um ecoponto. Se não houver no local, pode levá-lo consigo até o local mais próximo onde exista ou até sua casa.
Para dúvidas, sugestões ou comentários, não hesite em utilizar o endereço de correio electrónico usp@csbarcelinhos.min-saude.pt.

Elaborado por: Paulo Martins, Técnico de Saúde Ambiental, Unidade de Saúde Pública Barcelos/Esposende e publicado no Jornal de Barcelos de 21/07/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário