Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Época Balnear

Em 2019, a época balnear teve inicio a 15 de Junho e terminou a 15 de Setembro e, na área de intervenção desta USP, as praias designadas foram as praias de Apúlia, Fão/Ofir, Suave Mar, Cepães, Ramalha e Rio de Moinhos do concelho de Esposende, galardoadas com a Bandeira Azul, à excepção da última praia.


A Bandeira Azul distingue a qualidade das águas balneares e também a qualidade dos equipamentos de apoio e foi entregue a 25 de Junho. Há que salientar que a atribuição do galardão Bandeira Acessível às praias de Apúlia e Cepães – Marinhas, por serem dotadas de acessibilidades e de equipamento de apoio à mobilidade, visando facilitar o acesso à praia e à zona de banho das pessoas com mobilidade condicionada. A monitorização das águas balneares compete à Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., que disponibiliza a informação na sua página https://snirh.apambiente.ptEsta avaliação da qualidade das águas balneares é feita numa perspectiva de prevenção do risco para a saúde que possa resultar de situações de poluição de curta duração ou de situações anormais. O Departamento de Saúde Pública, da ARS Norte, IP, é uma das entidades envolvidas na aplicação da legislação em vigor sobre mesmas, nomeadamente, nas situações em que é necessário tomar medidas de gestão em situações excepcionais, na vigilância sanitária e riscos provenientes de cianobactérias e nas restrições à prática de banhos.

A USP de Barcelos/Esposende, faz a avaliação das zonas envolventes, aplicando o Modelo C. da DGS, duas vezes por época balnear, no inicio e a meio da mesma, às estruturas de apoio (acessibilidade, estabelecimentos, instalações sanitárias, duches e outras estruturas); à segurança (vigilância permanente, equipamento de salvamento, mala de primeiros socorros equipada com material de primeiros socorros e outros), à salubridade (limpeza do areal recolha selectiva de resíduos, higiene das instalações e outros), sendo atribuída a cada Zonas Envolventes à zona balnear um índice que vai do Muito Bom/Excelente, Bom, Satisfatório e Insatisfatório. Desta avaliação é dado conhecimento ao Departamento de Saúde Pública da ARS Norte I.P., no final da época balnear. Esta avaliação só se atribui às praias identificadas à União Europeia. No inicio do ano seguinte, 2020, a USP elabora o Relatório de Avaliação que avalia o Plano de Actividade, no sentido de verificar se foram atingidos os objectivos propostos para o ano em questão. É importante lembrar, que, a atribuição da Bandeira Azul às praias classificadas é baseada nos dados analíticos e ambientais dos anos anteriores.

Constam, também, deste programa, a avaliação das praias não classificadas (Mar, Belinho e Antas e Pedrinhas), utilizando os mesmos critérios. Naturalmente, as classificações são insatisfatórias, dadas as exigências do modelo de avaliação. Esta vistoria ao litoral, permite-nos também termos uma ideia de como o processo erosivo que assola o litoral do concelho de Esposende tem afectado este território.

Nota: Elaborado por Amâncio Ferreira, Técnico de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública Barcelos/Esposende. Fotografia da profissional da autoria de Dario Silva. Fotografia do topo da notícia obtida a partir do banco de imagens grátis MorgueFile.

Sem comentários:

Enviar um comentário