Páginas

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Dia mundial do ambiente

"No dia 5 de junho assinala-se o Dia Mundial do Ambiente e os alertas para uma vida mais ecológica entopem a internet mas... e no resto do ano? A cada dia que passa os aterros são maiores e o oceano fica mais poluído. Animais marinhos morrem ao ingerir plástico, os voluntários para combater a poluição não são suficientes.
A realidade ecológica é cada vez mais negra e, segundo um estudo partilhado esta terça-feira pela ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, seriam necessários 2,3 planetas para sustentar as necessidades de recursos dos portugueses. Em 1970, foi a última vez que se conseguiu cumprir o orçamento natural anual do país, o que equivale a uma exploração excessiva dos recursos naturais disponíveis no planeta Terra.
O tema não é novo na sociedade e existem inúmeras manifestações durante o ano, mas o comportamento humano não se altera. O mesmo estudo apresentado por aquela ONG calcula a pegada ecológica de cada português em 3,9 hectares globais, no entanto a biocapacidade do planeta é de 1,5 hectares globais.
Lixo Zero - Movimento Zero Waste é uma das páginas de Facebook que procura motivar os portugueses para mudar hábitos de vida e diminuir a pegada individual. Deixar de usar cotonetes e palhinhas para beber sumo são dois gestos simples que reduzem a quantidade de poluição na natureza.
É importante celebrar o Dia do Ambiente, mas todos os dias são bons para mudar hábitos e deixar, às novas gerações, o mundo um pouco melhor."

Sem comentários:

Enviar um comentário