quarta-feira, 16 de maio de 2018

Plano de Contingência Saúde Sazonal - Verão 2018

Decorreu no dia 15/05, na Direção-Geral da Saúde, uma conferência de imprensa para apresentação do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Verão 2018. O presente Plano de Contingência apresenta orientações estratégicas e referenciais que permitem comunicar o risco e a gestão desse risco à população e aos parceiros do setor da saúde, bem como, capacitar os cidadãos para a sua proteção individual (literacia) e a prontidão dos serviços de saúde para a resposta ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada.
O plano sazonal, e em específico o módulo de verão, assenta em três grandes eixos, segundo a diretora-geral da Saúde. “O primeiro volta a ser a informação, depois as medidas de prevenção e controlo e a comunicação.”
O plano que está em vigor entre 1 de maio e 30 de setembro — mas que pode ser alargado em função das condições meteorológicas — pretende, sobretudo, “prevenir e minimizar os efeitos negativos do calor extremo na saúde da população em geral e dos grupos vulneráveis em particular”. Outros focos do plano são os acontecimentos cuja frequência pode aumentar no verão, como afogamentos e intoxicações alimentares.
Para mais informações consulte aqui apresentação do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Verão efetuada pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.
Para ter acesso aos referenciais do plano de contingência saúde sazonal - módulo Verão 2018 carregue aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário