Páginas

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Dia Europeu Sem Carros

O Dia Europeu Sem Carros nasceu em França em 1998, foi adoptado pela União Europeia no ano 2000 e celebra-se anualmente a 22 de Setembro.
 
Este dia está integrado na Semana Europeia da mobilidade e qualidade de vida urbana. Pretende-se com este evento sensibilizar a população e as autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por outras formas alternativas de transporte.
 
As cidades que aderem a esta efeméride fecham ao trânsito algumas das suas principais vias e nelas realizam algumas actividades com os seguintes objectivos: alertar os cidadãos para os benefícios da utilização dos transportes alternativos (públicos e bicicletas) em substituição dos seus carros, por serem mais compatíveis com o desenvolvimento sustentável; o de alertar as autoridades para a necessidade de melhorar as condições de acessibilidade para as pessoas que utilizam este tipo de transporte; e a de proporcionar aos cidadãos a oportunidade de redescobrirem a sua cidade, os seus monumentos, o seu património, utilizando ao meios alternativos de transportes, esta numa vertente mais lúdica; contribuindo desta forma para a redução do ruído e do efeito de estufa e da melhoria da qualidade do ar.
 
Estas actividades são mais direccionadas para os jovens, no sentido de os sensibilizar para os problemas ambientais da atualidade, em especial para as alterações climáticas e, alerta-los para as consequências no ambiente das suas opções no dia-a-dia e de que forma podem contribuir para a preservação do ambiente e de uma comunidade sustentável.
 
De facto, doze anos após a primeira edição do “Dia Europeu Sem Carros” o automóvel continua a fazer parte do quotidiano da maioria dos portugueses e pouco ou nada mudou as suas rotinas. Por isso, é imperativo que os portugueses alterem as suas rotinas, nomeadamente no que toca ao tipo de transportes e sejam mais interessados e mais interventivos pelas questões ambientais.
 
Por isso, passe na sua Câmara Municipal e confirme quais as atividades planeadas este dia. Pode ser apenas uma gota, mas não foi assim que se formaram os oceanos?
 
Nota: Elaborado por Amâncio Ferreira, Técnico de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública de Barcelos/Esposende. Fotografia de Dario Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário