Páginas

sexta-feira, 4 de junho de 2010

5 de Junho - DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

Quando a última árvore tiver caído,

Quando o último rio tiver secado,

Quando o último peixe for pescado,

Vocês vão entender que o dinheiro não se come.

(Greenpeace)


Todos os nossos gestos afectam o ambiente em que vivemos. De facto, a palavra ambiente pode ser definida como o que envolve ou está à roda de alguma coisa ou pessoa. Será lógico pensar que, se nossos gestos influenciam o ambiente que nos rodeia, também o ambiente nos afecta e talvez mais do que aquilo que pensamos. Quem nunca sentiu uma sensação de paz quando faz uma caminhada numa floresta? Quem nunca sentiu uma sensação de felicidade quando passa um dia na praia? Quem nunca sentiu tristeza quando viu uma floresta queimada? Quem nunca sentiu uma sensação de impotência quando passa por um rio poluído? Não sentei? Então não anda a prestar atenção…

E, no entanto, e apesar disso, todos os dias pensamos mais em como poupar ou ganhar dinheiro do que em melhorar o meio ambiente. Pergunto eu, será mais importante? Talvez as duas coisas se possam complementar. E quem sabe, protegendo o ambiente, podemos poupar dinheiro e até melhorar a nossa saúde. Quer um exemplo? Segundo o Portal da Saúde (www.portaldasaude.pt), estima-se que doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) afecte, em Portugal, cerca de 5,3 % da população (cerca de 500 mil portugueses). O tabagismo é o maior culpado. Não teria lógica que em vez de libertar fumos tóxicos, que intoxicam os fumadores, não fumadores e ambiente em geral, os fumadores parassem de fumar e assim poupassem milhares de euros a si próprios, a todos nós (porque os tratamentos à DPOC são comparticipados por todos os portugueses, com os nossos impostos) e contribuíssem para a melhoria do ambiente de todos? E tudo isso, só eliminando um (mau) hábito…

Mas talvez, se prestarmos atenção, haja outros hábitos que, se forem alterados, trazem vantagens para todos. Por exemplo:

  • Utilizar as máquinas de lavar loiça ou roupa apenas quando estiverem completamente cheias.

  •  Tomar duche em vez de banho de imersão. 

  • Sempre que possível, compre embalagens de maior formato e coloque na reciclagem os materiais que embalem os produtos.

  • Comprar electrodomésticos que pertençam à classe de eficiência A.

  • Desligar os aparelhos que se estão a utilizar e não os manter em “stand-by”.

  • Alinhe frequentemente a direcção do seu carro e mantenha os pneus em bom estado e com a pressão de ar correcta. Se o fizer, diminui o consumo de combustível e por isso diminui a emissão de fumo.

  • Encoraje o envio de documentos por correio electrónico. Quando for necessário a impressão em papel, utilize ambos os lados e utilize papel antigo como rascunho.

  • Ter plantas nos locais de trabalho, melhora a qualidade do ar, pois elas produzem oxigénio e destroem dióxido de carbono.

  • Faça reciclagem de embalagens, e não se esqueça de preferir pilhas recarregáveis e tinteiros reciclados.

  • No Dia Mundial do Ambiente, faça com que cada um escreva num papel uma maneira para ajudar o Planeta. Publique as ideias e implemente as que forem possíveis.

  • Faça um concurso para verificar a quantidade de lixo que cada turma produz após o almoço ou para verificar a quantidade de resíduos que cada turma consegue reciclar. Mantenha um gráfico actualizado para verificar qual a turma que menos lixo produz ou que mais recicla.

  • Realize uma auditoria energética e verifique se não é possível aplicar lâmpadas mais económicas, diminuir consumos ou substituir aparelhos por outros mais económicos.


Nota: Elaborado por Paulo Martins, Técnico de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública Barcelos/Esposende e publicado no Jornal de Barcelos de 02/06/2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário