A obesidade é um problema de saúde dos nossos dias, é um problema dos adultos, jovens, crianças, é um problema de ambos os sexos. Problema esse que obrigou á existência de um Programa Nacional de Combate à Obesidade, aprovado em Janeiro 2005.E porquê?
Porque começando com excesso de peso e continuando a comer mais do que se gasta, avançamos para a Obesidade, o que origina desequilíbrios no nosso organismo, que poderão terminar em tensão arterial elevada, diabetes, doenças cardiovasculares, depressões, etc.
O PASSE é um programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar, de âmbito regional, que pretende operacionalizar projectos relativos à alimentação saudável. Este programa tem como objectivo principal promover comportamentos alimentares saudáveis e contribuir para que exista um ambiente promotor da Saúde, em especial no que se refere à alimentação em meio escolar. Pretende-se que os alunos adquiram competências pessoais de auto-conceito e auto-estima, tomada de decisão, e desenvolvam atitudes e crenças tendentes a escolhas responsáveis e conscientes.
A Gestão deste programa é do Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, I.P, o qual realiza formação às equipas PASSE locais que se formam sempre que há escolas interessadas. São estas equipas PASSE locais que, em conjunto com os Agrupamentos de Escolas, desenvolvem e implementam o Programa.
O PASSE abrange toda a comunidade educativa, ou seja profissionais de educação, profissionais auxiliares de acção educativa, alunos, pais, manipuladores de alimentos e outros profissionais da Escola. O Passe é divertido para os alunos, pois contempla jogos que os faz interagir e reflectir sobre as decisões e suas implicações. O serviço da alimentação escolar é também um dos alvos do PASSE, contribuindo para que a oferta alimentar esteja de acordo com as recomendações nutricionais. Também os amigos, a família e as estruturas à volta da Escola contribuem para a criação de ambientes promotores de saúde, através das missões que são necessárias para se passar de nível. Se, todos juntos, quisermos passar a ideia de que comer bem dá prazer e saúde, todos os parceiros são necessários, desde as autarquias, comércio, empresas de transporte, clubes, juntas de freguesia, IPSS’s, ONG, associações e outros. O PASSE também se dirige a estes parceiros comunitários.
Este programa tem várias dimensões: Curricular – Trabalha os alunos e professores do 1º ciclo, aplicando os objectivos do programa no curriculum geral dos 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico; Organizacional – Há adequação/implementação das políticas alimentares recomendadas pela Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular; Comunitária Trabalha o envolvimento das estruturas da comunidade peri-escolar ou parceiros preferenciais da Escola; Ecológica – Trabalha os espaços e estruturas adequadas á promoção de uma alimentação saudável como: decoração dos espaços, disposição dos alimentos saudáveis nos bufetes, etc.
O serviço de Saúde Escolar do ACES Cávado III – Barcelos/ Esposende, na área de influência do Centro Saúde Barcelos/Barcelinhos, iniciou actividades para a implementação do programa em algumas escolas, tais como: formação PASSE na ARS Norte, I.P aos profissionais de saúde da equipa local; reuniões com docentes para definição de estratégias. Neste ano lectivo estão a decorrer actividades inseridas no PASSE dimensão Ecológica nos Agrupamentos de Escolas de Manhente, Fragoso, Cávado Sul, e Abel Varzim e a Escola Secundária de Barcelinhos.
Esperamos nos próximos anos lectivos alargar este programa a todas as escolas dos Agrupamentos do nosso concelho, contribuindo assim para que os comportamentos desejáveis em termos de Alimentação Saudável sejam adquiridos, não só pelos alunos mas por todos nós.
Nota: Elaborado por Luísa Dantas, Enfermeira de Saúde Comunitária da Unidade de Saúde Pública Barcelos/Esposende e publicado a 19/05/2010 no Jornal de Barcelos.
Sem comentários:
Enviar um comentário