O último artigo sobre este tema incidiu sobre a obesidade infantil. Os artigos seguintes versarão a prevenção da obesidade para a população em geral.
Os media têm falado com muita frequência na obesidade como uma doença do progresso, das civilizações mais evoluídas que só pode ser travada se a consciência colectiva, nomeadamente os produtores, distribuidores e consumidores remarem todos no sentido de travar esta ameaça.
Não estarei a exagerar se afirmar que toda a gente já ouviu falar na roda dos alimentos, o mesmo já não digo quanto à sua racional utilização na alimentação diária. Deste modo proponho-vos dar a conhecer a roda dos alimentos na vertente prática.
Assim sendo os próximos artigos serão:
- Pequena enciclopédia alimentar.
- Saber comer e porquê.
- Nutrientes/Nutrimentos
- Conhecer os alimentos.
Hoje vou dar-vos conceitos relacionados com a alimentação, que poderão contribuir para uma melhor escolha dos alimentos e a sua confecção:
Absorção – Processo pelo qual os nutrientes/nutrimentos e outras substâncias que fazem parte da constituição dos alimentos, atravessam o tubo digestivo e entram na circulação sanguínea.
Ácidos gordos – Unidades básicas dos lípidos/gorduras – São substâncias formadas por cadeias de carbono, ligadas ao hidrogénio e oxigénio. São classificadas como ácidos gordos saturados, monoinsaturados e polinsaturados, de acordo com a sua estrutura química.
Actividade física – Movimento muscular, que origina aumento do metabolismo basal: caminhar, brincar, dançar, nadar….
Álcool etílico (etanol) – Está em numerosos produtos vegetais (uvas, fruta, cereais e outros) e resulta da fermentação do açúcar neles presente. É considerado um produto não nutritivo, mas fornece 7 kcalorias/grama.
Alimentação – Acções através das quais as pessoas procuram, adquirem, preparam e consomem os alimentos.
Alimento – Substâncias transformadas pelo tubo em nutrientes/nutrimentos.
Antioxidantes – Substâncias que impedem ou previnem a destruição de células do organismo.
Caloria/kilocaloria=cal/kcal – Unidade de medida em que se exprime a energia fornecida pelos nutrientes/nutrimentos que fazem parte dos alimentos.
Calorias vazias – São substâncias que só fornecem energia; Exemplos do álcool e refrigerantes.
Colesterol – Substância semelhante aos lípidos/gordura que se encontra no sangue e nas membranas das células. É fundamental para a formação da bílis, para a produção de hormonas sexuais e vitamina D, entre outros. O colesterol alimentar é uma substância que apenas existe em alimentos de origem animal. Predomina nos produtos de salsicharia, produtos lácteos gordos, gema de ovo, bacalhau, polvo, ovas de peixe, fígado e outras vísceras de animais.
Desidratação – Perda excessiva de água e sais minerais. Pode causar graves problemas de saúde, pois a água é o maior constituinte do organismo.
Digestão – É a transformação dos alimentos ingeridos em substâncias mais simples, ao longo do tubo digestivo, por acção de processos mecânicos e químicos.
Ingestão – Acto de ingerir e deglutir; Processo pelo qual os alimentos chegam ao tubo digestivo de modo a sofrerem o processo de digestão.
Metabolismo basal – Corresponde á energia mínima necessária para manter as funções vitais do organismo, quando em repouso absoluto.
Nutrientes/nutrimentos – Substâncias que fazem parte dos alimentos, utilizadas nos processos celulares, ajudam a crescer, desenvolver e manter os organismos saudáveis.
Obesidade – Excesso de gordura corporal. É-se considerado obeso se o Índice de Massa Corporal (IMC) for superior a 30.
Saciedade – Satisfação plena do apetite.
Por hoje não vos maço mais. O próximo artigo sobre prevenção da obesidade incidirá sobre o “Saber Comer e Porquê”.
Nota: Elaborado por Adérito Gomes, Enfermeiro Chefe com especialidade em Saúde Comunitária da Unidade de Saúde Pública Barcelos/Esposende e publicado no Jornal de Barcelos em 2010/04/14.
Sem comentários:
Enviar um comentário