Páginas

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Escabiose (sarna)

O que é a sarna?
Trata-se de uma dermatose produzida pelo ácaro Sarcoptes scabiei. Este pequeno ácaro escava um túnel debaixo da camada mais superficial da pele, onde vive e se reproduz, como consequência causa uma reação alérgica que causa prurido, sobretudo à noite.


Quais os tipos de sarna?
A sarna clássica é a mais frequente, mas existe uma outra forma, chamada sarna norueguesa. Trata-se da mesma infestação, mas com muito mais ácaros. Aparece em pessoas idosas e/ou imunocomprometidas.

Quais os sinais e sintomas?
Os sinais e sintomas mais frequentes são: intenso prurido noturno, pápulas, vesículas e/ou pequenos sucos lineares que contêm ácaros no seu interior.
As zonas do corpo mais frequentemente afetadas são: pregas interdigitais das mãos e dos pés, a face anterior dos pulsos, cotovelos e axilas, cintura, coxas e órgãos genitais externos. Nas mulheres, também afeta as mamas. Nos idosos e nas crianças pode afetar todo o corpo.
Nas pessoas imunocomprometidas e nos idosos pode surgir uma dermatite generalizada, com descamação, vesículas e crostas (sarna norueguesa), e o prurido é leve ou ausente.

Como se transmite?
Transmite-se por contacto direto com a pele infestada, e também, através da roupa de vestir, roupa de cama, toalhas de banho, etc., sobretudo, na forma norueguesa.
Os ácaros podem passar de uma pessoa para outra antes do aparecimento dos sintomas e até 24 horas após o tratamento. Pode afetar pessoas de qualquer idade, raça e nível social.

Depois do contágio, quanto tempo demora a aparecerem os sintomas?
Os sintomas podem surgir entre 2 a 8 semanas após o contacto. Nas pessoas que já tiveram sarna anteriormente, o tempo pode ser mais curto.
O facto de ter tido a doença não implica que fique protegido contra ela.

Como se diagnostica?
O seu médico de família decidirá de acordo com os sintomas e sinais frequentes. Habitualmente não são feitos exames laboratoriais.

Quem deve receber tratamento?
Todas as pessoas diagnosticadas com sarna devem fazer tratamento curativo.
Todas as pessoas que contactam com uma pessoa com sarna devem fazer tratamento preventivo.

Como se trata?
Habitualmente trata-se com medicamentos de aplicação tópica. Devem ser seguidas as instruções de aplicação prescritas pelo médico assistente.
Os sintomas podem persistir até 3 semanas após o tratamento, sem que o sucesso do mesmo seja posto em causa.
O tratamento farmacológico tem que ser sempre acompanhado pelo tratamento das roupas e objetos:
  • Devem ser manuseadas o mínimo possível ou acondicionadas em bolsas que permitam o despejo direto para a máquina de lavar;
  • A lavagem deve ser em água quente (>60ºC);
  • As peças que não sejam resistentes à lavagem com temperaturas elevadas, devem ficar acondicionadas em saco plástico selado, por um período não inferior a 72 horas, para garantir a morte dos ácaros;
  • Não esquecer dos peluches, bonecos ou outros objetos utilizados que devem ser submetidos ao mesmo tratamento.


Existem outras recomendações?
Sim. Recomenda-se que as pessoas a quem foi diagnosticada sarna, mantenham-se isoladas até 24 horas após a aplicação do tratamento, para evitar a transmissão e o contágio de outras pessoas.


Mais informação em SNS24.

Sem comentários:

Enviar um comentário