Foi lançada uma campanha de
segurança rodoviária em Portugal com o objetivo de alertar os condutores para
os riscos que correm as equipas de intervenção que trabalham nas estradas e
autoestradas portuguesas.
Sob o lema “Respeite quem
trabalha na estrada” esta campanha foi criada, conjuntamente, pelas entidades
que desenvolvem, muitas vezes, o seu trabalho nas vias portuguesas,
concretamente a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Ascendi,
a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Instituto da Mobilidade e dos
Transportes (IMT), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Liga dos
Bombeiros Portugueses e a Polícia de Segurança Pública (PSP). Com esta
iniciativa, as entidades envolvidas, pretendem sensibilizar os condutores para
o risco que correm as suas equipas e para o potencial impacto dos acidentes,
que os automobilistas poderão provocar se não adotarem comportamentos de
condução segura.
Esta campanha de segurança
rodoviária faz parte de uma estratégia mais ampla que estas entidades têm vindo
a desenvolver ao nível da segurança das suas equipas, servindo para atuar numa
variável que não controlam – comportamentos dos condutores. O princípio é estar
junto dos condutores, criar uma nova consciência e apelar à atenção e ao
respeito por quem trabalha na estrada através de uma mensagem forte e
diferente, ilustrada por representantes das várias entidades que, todos os
dias, trabalham para que as vias de circulação se mantenham nas melhores
condições.
A decorrer entre 15 de julho e 15
de setembro, a campanha vai dar a conhecer, em áreas de serviço das
autoestradas da rede Ascendi, o impacto real de um sinistro expondo viaturas
sinistradas da Ascendi, da GNR, do INEM, dos Bombeiros e da PSP. Em simultâneo,
estas equipas que intervêm nas infraestruturas, vão partilhar a sua visão e
distribuir folhetos de alerta para a segurança dos trabalhadores e de
sensibilização para a adoção de comportamentos de condução correta por parte
dos condutores. Adicionalmente, além de um spot publicitário de rádio, será
lançada uma rúbrica na Rádio TSF com dicas de segurança rodoviária e alguns
testemunhos das entidades envolvidas.
A campanha conta também com o
apoio da Galp, Prio, e SIVA e TSF como parceiros que permitem maior abrangência
à mensagem.

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