Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Semana Europeia da Mobilidade | 16 a 22 de setembro de 2016

A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa da COMISSÃO EUROPEIA que  visa promover uma mudança comportamental no sentido de uma cultura de mobilidade urbana mais sustentável. http://www.mobilityweek.eu/
Este ano, a Semana Europeia da Mobilidade decorre de 16 a 22 de setembro e tem como lema:  Smart Mobility. Strong Economy. (Mobilidade inteligente. Economia forte.)
O mote «MOBILIDADE INTELIGENTE E SUSTENTÁVEL - UM INVESTIMENTO PARA A EUROPA» incentiva-nos a fazer uma reflexão sobre as vantagens económicas dos modos de transporte mais sustentáveis, como a bicicleta, andar a pé, o transporte coletivo ou público e, claro, os veículos menos poluentes. E não vamos esquecer o potencial que as bicicletas de carga podem representar na logística urbana! É muitas vezes mais rápido e mais agradável deslocar-se de bicicleta ou combinar diferentes modos de transporte numa única viagem. A boa notícia é que isso também traz benefícios económicos – mantém-nos ativos, o que melhora a saúde e, ao mesmo tempo, reduz as importações de petróleo e melhora a qualidade do ar. Isso significa que estas escolhas são o melhor investimento para nós, para as nossas vilas e cidades, e para a economia em geral. Todos  beneficiam! (Comissária dos Transportes da CE, Violeta Bulc)
Em Portugal a iniciativa é liderada pela Agencia Portuguesa do Ambiente (http://www.apambiente.pt/index.php?ref=19&subref=138&sub2ref=168&sub3ref=232) que disponibiliza os materiais da Campanha, traduzidos para português, em: http://www.mobilityweek.eu/campaign-materials/

A Semana culmina com o Dia Sem Carros que se comemora, anualmente, no dia 22 de setembro, podendo as Câmaras Municipais aderentes optar por outra data durante a Semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário