O Natal é tempo de celebração e um importante momento de convívio prolongado em volta da mesa. No entanto, e de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), não se restringe apenas aos dias 24 e 25 de dezembro, podendo começar mais cedo e terminar no dia de Reis.
Nesta época do ano, o consumo alimentar altera-se frequentemente. Comer para celebrar a vida deve incluir a alegria dos sabores e do convívio. Mas também os saberes ou a sabedoria que permite juntar saúde com prazer à mesa.
Assim, a DGS, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, apresenta as seguintes seguintes sugestões natalícias de alimentação saudável:
Opte pelo arroz
- Em Portugal, cozinha-se o arroz como nenhum outro país na Europa. Arroz simples, arroz malandro com hortícolas ou feijão é uma opção de acompanhamento nutricionalmente adequada no Natal e em qualquer época do ano.
Atividade física
- Não existe um Natal saudável sem uma compensação de maior gasto energético. Com equipamento adequado todas as oportunidades são boas. Desde caminhar às compras até a um bom passeio em família ou mais uma hora no ginásio num dia menos apressado. Cada minuto a mais conta. E em janeiro ou no próximo verão o fato de banho vai agradecer.
Proteja o meio ambiente
- Prefira água da companhia. Mais barata e igualmente de grande qualidade.
- Evite comprar mais plástico e poluir os nossos oceanos.
- Compre produtos nacionais e de proximidade.
- Prefira produtos sazonais.
- Se possível, invista em alimentos produzidos em modos de produção biológica ou integrada.
- Reutilize as sobras.
Sem comentários:
Enviar um comentário