No dia 16 de outubro, celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial do Pão.
Dia Mundial da Alimentação
A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20.ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO – sigla em inglês).
A data 16 de outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945.
Objetivos
Dia Mundial do Pão
Comemorada a 16 de outubro, a data foi instituída pela União Internacional de Padeiros e Afins, em 2000, para celebrar este alimento essencial. O pão é o alimento mais popular do mundo, estando presente nas várias refeições, assim como é o alimento mais versátil, dando origem a inúmeras receitas.
O pão é um dos elementos mais antigos e consumidos em todo o mundo e destaca-se pelo seu importante valor nutricional. Sublinhe-se, a título de exemplo, o baixo valor energético quando comparado com os seus substitutos. E, além de apresentar uma grande variedade de escolha, está, habitualmente, acessível a grande parte da população.
Algumas vezes o consumo de pão é desaconselhado devido à elevada quantidade de sal, mas também isso está a mudar. No final de 2017, as Associações dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte, Centro e Lisboa assinaram um protocolo com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) em que se comprometem a reduzir o teor de sal no pão, do limite legal máximo de 1,4 gramas de sal por 100 gramas de produto, para menos de 1 por 100 gramas de produto, até 2021.
Para saber mais, consulte o Livro digital «Melhor grão, Melhor pão: uma análise nutricional sobre o pão» aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário